sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Etar das Piçarras foi proposto para o orçamento de estado de 2011

A Câmara Municipal de Vendas Novas, reunida a 28 de Setembro, deliberou propor ao Governo e a todos os Grupos Parlamentares com assento na Assembleia da República, a inclusão de várias projectos no Orçamento de Estado (OE) para o ano 2011. Assim, à semelhança do ano anterior, a autarquia volta a insistir na construção da variante urbana à cidade de Vendas Novas e a consequente criação de novas vias de acesso à cidade e ao Parque Industrial, que pretende ser uma alternativa à EN-4.
A qualificação dos Serviços Médicos e de Saúde no concelho, nomeadamente a Construção de um Serviço de Urgência Básico (SUB) ou, em alternativa, a manutenção e requalificação do Serviço de Atendimento Permanente (SAP)/24 horas, é outra das propostas da autarquia.
A autarquia propõe também apoio financeiro para a execução de projectos candidatos ao QREN, nomeadamente a parceria local para Regeneração Urbana do Centro Tradicional de Vendas Novas, o Pólo de Atractividade e Ninho de Empresas e PromoInvest, a requalificação da Estrada da Afeiteira e, finalmente, as ETAR´s das Piçarras e Marconi.
Para além do apoio às colectividades e instituições do concelho para a construção de equipamentos de apoio à infância, jovens e 3.ª idade, o município refere ainda o apoio financeiro de outros projectos estruturantes como o Parque de Exposições, Feiras e Mercados; Parque Urbano e do Montado; requalificação do Parque Escolar do 1.º ciclo do Ensino Básico e Pré-escolar; a construção da piscina coberta de 25 m; Lar de 3ª idade; remodelação e ampliação do edifício dos Paços do Concelho; expansão e desenvolvimento do Parque Industrial de Vendas Novas e construção da Plataforma Logística Intermédia – “Cidade Empresarial” e, por último, o Programa de Realojamento e Inserção de Construção de Habitação Social assim como a requalificação do parque habitacional público.
Face ao exposto, torna-se importante recomendar ao Governo e Assembleia da República que os investimentos a incluir no OE/2011 sejam realizados em cada Município e Região do País em função de critérios que, de forma efectiva, corrijam desigualdades económicas e sociais existentes entre os diferentes municípios e regiões. É neste sentido que a autarquia de Vendas Novas apela à melhor atenção dos diferentes Ministérios e Grupos Parlamentares para os projectos agora apresentados pelo Município de Vendas Novas.

1 comentário:

Manuel Aldeias disse...

Foi com um misto de satisfação e alegria que li a noticia da previsivel construção de uma estação de tratamento de esgotos na povoaçao de Piçarras.
Há algum tempo e de visita a um amigo que reside nos arredores a ocidente da aldeia, reparei perplexo numa vala onde corria a ceu aberto um volumoso esgoto.
Ainda mais perplexo fiquei quando me informaram de que este extenso caudal transbordava da fossa colectiva que serve a população,pelo motivo de esta se encontrar completamente cheia.
Agora pergunto eu aos responsaveis autarquicos.
Meus senhores será muito dificil ou dispendioso, proceder á transfega do seu conteúdo para a ETAR da sede do concelho?
Será crime ambiental este caudaloso esgoto correr drectamente para uma linha de água?
Muito obrigado pela atenção.
Manuel Aldeias