Lançamento do primeiro concurso para Alta Velocidade
O concurso público internacional para a Concessão relativa às infra-estruturas ferroviárias do troço Poceirão-Caia, parte integrante da ligação de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, foi lançada dia 2 de Junho, em Évora, durante uma cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro, José Sócrates, e na qual estiveram presentes o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e a Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.
A Concessão é feita por um período de 40 anos e inclui no seu objecto o projecto, a construção, o financiamento, a manutenção e a disponibilização do conjunto das infra-estruturas ferroviárias do troço Poceirão/Caia, em que também se integra o troço Évora/Caia da linha convencional de mercadorias Sines-Évora-Elvas-Caia e a Nova Estação de Évora - a localizar, sensivelmente, a 6km da cidade.
A linha de alta velocidade entre Lisboa e Madrid tem como tempo de percurso objectivo as 2h45m para as ligações directas de passageiros entre as duas capitais, cumprindo-se a ligação entre Évora e Lisboa em 30 minutos e os 167km do Troço Poceirão-Caia em menos de 29 minutos.
A construção da ligação de alta velocidade entre Poceirão e Caia será iniciada em 2010, prevendo-se a entrada em serviço da linha Lisboa-Madrid em 2013.
O TGV ESTÁ A CHEGAR.ATÉ QUE SE PASSE POR CIMA DE TUDO; COMO É O CASO DO TROÇO ELVAS BADAJOZ QUE FOI CHUMBADO PELA UNIÃO EUROPEIA
Mensagem publicada por Plastic
Sem comentários:
Enviar um comentário